Blog

INTERNET: LA IMPRENTA DEL SIGLO XXI

30/10/2012 22:36

 

Resumo_Valkiria

30/10/2012 20:28

No quinto capítulo intitulado “Distribuición de contenidos y escritura colaborativa” do livro “Internet, la imprenta del siglo XXI”, Alejandro Piscitelli traça um panorama histórico sobre a divulgação de conteúdos passando pela invenção da impressa, do rádio e televisão e por fim chegando à internet que despontou como uma novidade de comunicação ponto a ponto a baixo custo...

Resenha_Piscitelli_ValkiriaSantos.doc (26 kB)

Resumo_Denise

30/10/2012 20:25

Diante dos elevados custos de produção e distribuição envolvidos nos outros meios, como a produção manuscrita, os impressos, o rádio e a televisão, são geralmente as grandes empresas que sobrevivem, capacitadas financeiramente a arcar com tais custos, repassando-os ao maior número possível de receptores. Isso não acontece com a web, pois seu baixo custo de produção e distribuição, se compararmos aos demais meios, promove uma das maiores transformações: a subversão da lógica capitalista que pressupõe uma agregação de valores a ações que inicialmente deveriam ser gratuitas, como a distribuição de bens culturais e simbólicos.

.Resumo_PISCITELLI_blog_DeniseLandim.doc (28 kB)

 

 

Resumo_Fabrício

30/10/2012 00:21

O autor me faz pensar que vivemos realmente um sonho de um mundo sem fronteiras. Uma vez que há muitas barreiras a serem quebradas /escaladas pelo o homem. Precisamos saber fazer downloads,uploads, ler de forma não linear, organizar o pensamento de outra formas, instalar aplicativos em nossos smartphones -quando temos a possibilidade de adquiri-los e pagar pelo serviço de dados e entender a distinção entre um bit e um megabite. Além disso, devemos nos policiar, ou até mesmo munirmos de um escudo, para não cair em tentação – já que a tentação nos dias de hoje aparece em forma de pop ups, devido a quantidade de informações não relevantes.

Resumo_Fabricio.doc (406 kB)

 

Resumo_Marcia

29/10/2012 10:52

Na atualidade, “blogar” para Piscitelli é um “ hobby e um presente divino da tecnologia”.

Em seu ponto de vista, como consequência do uso dessas ferramentas e com a grande carga informacional existente, há duas vertentes para análise. Uma delas, a queda da qualidade e a desvalorização econômica das publicações. Diferentemente da lógica do capitalismo, os conteúdos são distribuídos sem custos. Em sua maioria, as mesmas, não sofrem acompanhamento de editores ou especialistas dos diversos assuntos e, portanto, os conteúdos na web tem se tornado comodity. E a outra delas, a possibilidade ilimitada de conversações e trocas entre as pessoas, inclusive de forma colaborativa.

Resumo_Marcia.doc (32,5 kB)

 

Resumo_Rosangêla

28/10/2012 19:15

Ao longo do texto, são apresentados apontamentos sobre acesso, limitações técnicas e o fato de os blogs não resolverem o problema de distribuição de quantidades significativas de conteúdo na web, como um jornal ou biblioteca digital.  Deve-se considerar, entretanto, o ano no qual o texto foi escrito, 2005, para compreender a abordagem do texto.

Texto_Piscitelli_Rosângela.doc (31 kB)

Resumo_Marina

28/10/2012 17:59

Há uma tão grande distribuição dos conteúdos em publicações online - sem o filtro de uma editora que existia para a publicação escrita - que o efeito foi a perda do valor financeiro para todas as publicações do mundo web. Por outro lado, Piscitelli aponta a emergência de um valor intangível ( incalculável ) que escapa da lógica do sistema financeiro, traduzido seja pela distribuição gratuita de conteúdos, seja pela invenção de novos laços colaborativos, virtuais, que seriam impossíveis no mundo real.

PISCITELLI_Marina.doc (26,5 kB)

 

Itens: 1 - 7 de 7